Campanha Julho Verde alerta para a prevenção do câncer de cabela e pescoço

Campanha Julho Verde alerta para a prevenção do câncer de cabela e pescoço

No último sábado, o Hospital Napoleão Laureano realizou exames preventivos para atender pacientes, dentro da campanha “Julho Verde”, que trata da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Cirurgiões fizeram um mutirão para atender a população, gratuitamente.    

A campanha está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). A “Julho Verde” serve de conscientização sobre os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool. Quando associado, o consumo dessas substâncias multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.

 

Hoje, 27 de julho, foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, no congresso mundial da especialidade, realizado no ano passado pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço.

 

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados por ano no Brasil. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireóide, sendo o quinto mais comum entre elas.

 

“Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente”, explica o cirurgião Rogério Dedivitis, presidente da SBCCP.

 

Segundo ele, também é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores habituais de bebidas alcoólicas.

Compartilhe:

Comentários