Índice do câncer de pele cresce principalmente no verão

Índice do câncer de pele cresce principalmente no verão

O câncer de pele, de acordo com o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Pele, é o mais comum entre todos os tipos de câncer. Até o final deste ano, quase 189 mil casos devem ser registrados no país. A dermatologista Maria Kotzias, da MK Derma, explica “Cada caso é um caso, é preciso avaliar e acompanhar os paciente. Mas o mais importante e primário tratamento para o combate ao câncer é a informação. É preciso alertar sobre os riscos gravíssimos que a exposição de forma inadequada ao sol pode causar. A maioria dos casos pode ser evitado com simples medidas de proteção solar”, comenta Kotzias.

Dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, da SBD, mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente. “Estamos no final do ano, época em que as pessoas saem de férias e geralmente vão à praia, usam e abusam do sol. Cabe a nós profissionais instruir de forma correta a exposição e falar dos sérios riscos que um câncer pode representar à saúde”, acrescenta a dermatologista da MK Derma.

A prevenção deve ser feita todos os dias, mas no verão os cuidados devem redobrar. Mesmo em dias de frio ou chuvosos, é necessário usar filtro solar. “A orientação é unânime: evite o sol entre 10h e 16h, use diariamente filtro solar com FPS mínimo 30, reaplique o protetor a cada duas horas. O uso de chapéus ou bonés e camisetas também ajuda muito para evitar alterações celulares que desencadeiam a doença. É importante frisar que quanto mais queimaduras solares, maior é o risco”.

Fonte: visaocidade.com

Compartilhe:

Comentários