Julho Verde

Julho Verde

Campanha ‘Julho Verde’ faz alerta para prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Doença atinge principalmente homens com mais de 40 anos e pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas. O Diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80% .

Câncer de cabeça e pescoço é o nome genérico que se dá aos tumores que ocorrem na boca, na faringe, na laringe e nos seios paranasais. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em geral, os tumores desse tipo são mais frequentes em homens com mais de 40 anos, e, juntos, representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina brasileira.

As pessoas que fumam há muito tempo têm riscos 20 vezes maiores de ter algum câncer de cabeça e pescoço e, quando também há consumo do álcool, a probabilidade sobe para 25 vezes, em relação a pessoas que não são expostas a essas substâncias.

Nos últimos anos, a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) também tem sido relacionada com tumores de boca, orofaringe e laringe. Paciente que fumaram  durante algum tempo fica com uma sequela. Mesmo após algum tempo, a doença pode acontecer. Os tumores aparecem, principalmente, na boca, faringe e laringe.

Apesar de fácil diagnóstico, é importante o diagnóstico precoce para maiores chances de cura e menores sequelas.

Qualquer ferida na boca ou garganta é motivo para alerta. Dor ao engolir ou na garganta, rouquidão e caroços no pescoço também. Esses sintomas, com mais de 20 dias sem regressão, são o suficiente para procurar o médico.

Fonte: Assessoria 

Compartilhe:

Comentários