Encontro Internacional de Radioterapia

Encontro Internacional de Radioterapia

A Paraíba foi o único Estado brasileiro a participar do Encontro Bienal de Usuários Elekta, realizado em Sorrento, na Itália, um dos mais importantes eventos de apresentação de trabalhos científicos do mundo. O Hospital Napoleão Laureano, centro de referência no tratamento do câncer na região Nordeste, apresentou a pesquisa “Adaptive radiotherapy in head and neck cancer: challenges for the Brazilian public health system” (Radioterapia adaptativa em câncer de cabeça e pescoço: desafios para o sistema público de saúde brasileiro). O trabalho é assinado pelo médico Luciano Leite Rolim Moreira, radio-oncologista, a quem coube a defesa, e pelos físicos Nadja Ferreira Silva e Alberto Grochoski.

O Dr. Luciano Leite explicou que a pesquisa teve por objetivo avaliar as alterações relacionadas ao volume tumoral e toxicidade em pacientes com neoplasia de cabeça e pescoço (HNC), que foram submetidos à radioterapia conformacional (RT 3D). Foram avaliados oito pacientes do sexo masculino, com idade mediana de 57, 37 anos (46 a 82 anos). Em síntese, a pesquisa demonstrou um método mais eficiente para a aplicação da radiação, de forma a atingir apenas o tumor, reduzindo os danos às áreas adjacentes saudáveis. “Desde o primeiro planejamento, sempre buscamos atingir a máxima cobertura no volume alvo com a mínima dose em órgãos de risco (notadamente medula e tronco), o que quase sempre facilita o “provável” replanejamento (das dosagens)”, explicou o Dr. Luciano Leite.

Definitivamente, o Hospital Napoleão Laureano entrou na vanguarda do tratamento de câncer, no que diz respeito à qualificação de seus profissionais e ao apuro tecnológico de seus equipamentos. O Serviço de Radioterapia do hospital, é um dos mais completos e modernos do Nordeste.

O referido encontro ocorreu entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro e foi organizado pela Birmingham University Hospital.

Compartilhe:

Comentários