O I Encontro de Cuidados Paliativos do Hospital Napoleão Laureano

O I Encontro de Cuidados Paliativos do Hospital Napoleão Laureano

Nesse dia 26/10 aconteceu o I Encontro de Cuidados Paliativos do Hospital Napoleão Laureano, que contou com o coral da instituição, que abriu o evento. Logo após, houve duas palestras proferidas pelo Médico Dr Thiago Lins Almeida, que é Oncologista do hospital. Dr Thiago apresentou, em sua palestra, a definição, filosofia e princípios dos Cuidados Paliativos, enfatizando a importância dessa modalidade de cuidar ser incentivada por todos os profissionais de saúde, desde o momento do diagnóstico de uma doença ameaçadora de vida. Depois, a professora Glenda Agra, que é voluntária do Programa de Educação Continuada do HNL, trouxe em sua palestra a condução do sofrimento humano que deve ser realizado pela equipe multiprofissional, a fim de aliviar a dor e todos os outros sintomas relacionados às dimensões psíquica,social e espiritual. Para ela, os cuidados paliativos são considerados cuidados de proteção, os quais devem ser realizados para a PESSOA que sofre das intempéries do curso natural de uma doença, que não existe possibilidades de cura.

O evento teve a participação de profissionais das mais variadas categorias de saúde da instituição, o que revela a importância e a necessidade de  disseminação do conhecimento da filosofia, princípios e das práticas utilizadas  cuidados paliativos.

O momento foi único e então elaborado pela Diretora Geral Terez Lira, as gestoras a enfermeira Edenilza, Dra Cristiane, Fernanda Albuquerque e Drª Dalva as mesmas já está programado para acontecer o calendário 2018 no Programa de Educação Permanente a temática em Cuidados Paliativos no Hospital Napoleão Laureano, bem como a segunda versão desse lindo evento.

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

Comentários