População de São Bento faz ação para ajudar Hospital Napoleão Laureano

População de São Bento faz ação para ajudar Hospital Napoleão Laureano

Há catorze anos, a empresária Mara Cristina Teixeira saiu de São Bento para bater à porta do Hospital Napoleão Laureano. Foi a primeira e única instituição que pensou em procurar ao receber o diagnóstico de câncer de seu pai.  O tratamento continua. A relação de gratidão com o hospital se solidificou – afetividade que, agora, ela resolveu colocar em prática, mobilizando o município em uma ampla ação de solidariedade ao Napoleão Laureano.

“Sou muito grata por tudo o que o hospital, com tão pouco recurso, tem feito pelo meu pai”, relata Mara em carta encaminhada esta semana ao presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antonio Carneiro Arnaud.

Ela prossegue: “Desde 2005 (o pai) faz tratamento aí e por sinal recebe um excelente serviço”.

Ela conta que a ideia de unir o município em uma ação de solidariedade foi construída junto com os integrantes da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de São Bento, cujo presidente é o Sr. Erinaldo Rodrigues da Silva. Logo mais parceiros foram agregados – da igreja à imprensa local; de entidades como Lions e Maçonaria à influenciadores digital.

Ela revela como será a ação: os agentes de saúde farão trabalho de sensibilização casa a casa, incentivando doação de recursos através da conta de consumo da Energisa e também com produtos de higiene e alimentos não-perecíveis.

“Comércio e indústrias locais também serão visitadas”, adianta Mara Cristina, antecipando que tem sentido o engajamento da população – sinalizando o reconhecimento dos habitantes do município de São Bento em relação ao acolhimento do Hospital Napoleão Laureano.

“É emocionante e gratificante testemunhar essa resposta da comunidade, que compensa em larga medida o sonho de Napoleão Laureano, que estamos colocando em prática há mais de meio século”, declara Carneiro Arnaud.

Ele antecipa que a campanha de doações via conta de energia já está em curso em todo o Estado, ajudando no custeio do hospital – uma demanda mensal em torno de R$ 5 milhões de reais, que não é suprida via Sistema Único de Saúde (SUS), cuja tabela está defasada há uma década.

Referência paraibana

O Hospital Napoleão Laureano é referência no tratamento do câncer na Paraíba e a maioria dos seus pacientes (até 94 por cento) é usuário do SUS – paraibanos que têm acesso a corpo clínico especializado, tecnologia de ponta e a uma característica diferenciada e atestada por usuários da instituição: o acolhimento.

Mais de um milhão de procedimentos são realizados por ano, atendendo moradores de todas as cidades do Estado.

Como doar – câncer não é contagioso; a solidariedade sim!

As doações via conta de energia podem ser feitas ligando para 0800 083 0196 ou preenchendo formulários de adesão que serão apresentados pelos agentes comunitários aos diversos consumidores e estes concedem a sua doação.

Compartilhe:

Comentários