Secretaria de Saúde de JP participa de mutirão de combate ao câncer de pele

Secretaria de Saúde de JP participa de mutirão de combate ao câncer de pele

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou neste sábado (15) do mutirão ‘Salve Sua Pele Paraíba’ de combate ao câncer de pele, no Hospital Napoleão Laureano. A atividade é uma realização do Hospital em parceria com a SMS para ofertar consultas especializadas e cirurgias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de João Pessoa, acometidos pela doença. A programação segue até o final do dia.

“O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas muita gente tem esse tipo de câncer e não sabe já que muitas vezes ele pode se assemelhar a pintas, manchas, sinais, eczemas ou outras lesões benignas. Então essa parceria da Secretaria de Saúde com o Hospital Laureano é extremamente importante para o cuidado com a saúde da população e o alerta sobre essa doença potencializando a prevenção e o tratamento do câncer de pele, que tem altas chances de cura”, ressalta a secretária adjunta de Saúde de João Pessoa, Ana Giovana Medeiros.

Cerca de 400 usuários da Atenção Primária da Rede Municipal de Saúde participaram do mutirão, sendo atendidos por 20 médicos entre dermatologistas, cirurgião plástico, cirurgião oncológico, cirurgião de cabeça e pescoço e residente de cirurgia geral. Esses pacientes atendidos passaram por uma triagem nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital onde, durante a consulta, foi identificado alguma lesão na pele.

Uma das pacientes atendidas pelo mutirão foi a técnica em saúde bucal Mércia Bandeira. Ela conta que aproveitou a triagem nas Unidades de Saúde da Família para investigar um caroço com mancha que apareceu no rosto.

“Passei pelo médico na USF que me encaminhou para o atendimento especializado. Estou aqui torcendo para não ser nada, mas se for já vim preparada para o tratamento que precisar”, conta a usuária da USF Vila Saúde, no bairro do Cristo.

A coordenadora do Salve Sua Pele Paraíba e dermatologista, doutora Kamila Magno explica que caso seja confirmado o diagnóstico do câncer de pele para os pacientes atendidos no mutirão o tratamento será feito de forma adequada e se possível na hora.

“Pacientes com lesões mais simples já estão sendo tratados hoje e os casos mais complexos, caso necessário, serão solicitados exames para que seja feita uma avaliação mais detalhada e posteriormente a cirurgia seja realizada, possivelmente em janeiro”, explica a médica dermatologista.

Salve Sua Pele Paraíba – O mutirão ‘Salve Sua Pele Paraíba’ teve sua primeira edição em dezembro de 2017 no Hospital Napoleão Laureano e, neste ano, contou com a adesão da SMS para a capacitação dos médicos da Atenção Primária e a realização da triagem de pacientes nas Unidades de Saúde da Família. Além da SMS e o Hospital Napoleão Laureano, a ação conta com o apoio da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene).

Foto: Secom/JP

Dezembro Laranja – A campanha Dezembro Laranja foi iniciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no ano de 2014, com o objetivo de estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade e outros órgãos realizam ações para lembrar como evitar a doença. De acordo com dados da SBD, este é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Câncer de Pele – O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente.

Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas. O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

 

Compartilhe:

Comentários