Secretário de Saúde da PB visita Laureano e garante parcerias no combate da leucemia

Secretário de Saúde da PB visita Laureano e garante parcerias no combate da leucemia

O secretário de Saúde da Paraíba, Dr. Jhony Bezerra, foi conhecer de perto a estrutura e serviços de oncologia ofertados pelo Hospital Napoleão Laureano (HNL), para combater o câncer no estado. Durante a visita, que ocorreu nessa terça-feira (18), o gestor garantiu ao presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena Filho, aos diretores e colaboradores da unidade filantrópica que buscará meios para expandir o número de leitos e atendimentos aos pacientes com leucemia.

“Eu não conhecia o Laureano, fiquei encantado com toda a estrutura existente, e de fato esse hospital merece um olhar especial do poder público; não só do governo do Estado, mas também do governo federal e municipal. Tenho essa sensibilidade pela oncologia e podem contar comigo! Estou aqui para ajudar na saúde dos paraibanos e a questão dos leitos para leucemia é primordial que seja solucionada. Vamos construir um plano de trabalho para atender esses pacientes que lutam contra o câncer”, garantiu o secretário Jhony Bezerra.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano fez questão de comentar que a visita do secretário foi muito relevante, pois ele pode ver ‘in loco’ o funcionamento dos ambulatórios, quimioterapias e equipamentos usados no diagnóstico do câncer. “A gente fica muito grato com a vinda do Dr. Jhony ao hospital, que veio conhecer nosso trabalho, sobretudo porque atendemos pacientes dos 223 municípios paraibanos. Poder contar com seu compromisso em nos ajudar na ampliação dos leitos para o combate da leucemia adulto e infantil já nos enche de esperanças que mais vidas serão salvas”, celebrou Marcelo Lucena Filho.

Para o diretor geral do hospital Laureano, Dr. Marcílio Cartaxo, o secretário pode comprovar pessoalmente o quanto é preciso valorizar essa instituição filantrópica, que mesmo diante das dificuldades financeiras já está há 61 anos combatendo o câncer que atinge milhares de paraibanos. “Precisamos contar com o apoio do governo do estado para que a gente possa continuar dando o melhor atendimento aos pacientes mais carentes”, diz o médico radiologista.

Durante a visita do secretário Jhony, o vice-presidente da Fundação Napoleão Laureano, o advogado Geraldo Barral, aproveitou para frisar o papel da instituição – que é responsável por manter o hospital – para que os avanços possam chegar a todos. “Falo em nome de todos os conselheiros da Fundação, que até podemos ser anônimos sobre nossa função aqui no Laureano, mas, mas estamos sempre empenhados em melhorar os serviços ofertado desse hospital. Afinal, ter acesso a saúde é algo que ultrapassa bandeiras políticas e pessoais”, disse Barral.

O diretor técnico do Laureno, o neurocirurgião Rodrigo Marmo, acrescentou ao secretário Jhony que os fundamentos do SUS são espetaculares, “mas sabemos os recursos são subfinanciados e por isso os hospitais filantrópicos são essenciais para dar cobertura aos pacientes. Somos um hospital de excelência e o único Centro de Alta Complexidade Oncológica (Cacon) do estado. Sem falar que possuímos um centro cirúrgico de alta tecnologia com equipamentos robóticos que só existe aqui em toda Paraíba”.

O secretário de Saúde destacou também que o trabalho realizado no Laureano é imprescindível para a população paraibana. “Essa questão da oncologia é um debate a nível nacional que tenho acompanhado de perto no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e no Ministério da Saúde. Realmente, essa conta do SUS não fecha e quem tem câncer tem pressa. A gente não pode ter fila na oncologia e isso me incomoda muito. O governador João Azevêdo tem feito seu papel com maestria, fazendo com que os recursos cheguem aos que mais precisam e saio daqui com o coração cheio de esperança de poder fazer mais pelos pacientes da oncologia do estado da Paraíba. Vamos fortalecer esses laços!”, afirmou Jhony Bezerra.

Além do secretário de Saúde, os deputados estaduais Branco Mendes e João Gonçalves estiveram visitando o Laureano e também se comprometeram em ajudar na liberação de recursos para o tratamento da leucemia, câncer que possui alto custo no tratamento oncológico.

Compartilhe:

Comentários