Um símbolo contra o câncer

Um símbolo contra o câncer

Fundado no ano de 1962, o Hospital Napoleão Laureano é uma instituição filantrópica, mantida por verbas do Ministério da Saúde e doações.

“Nunca faltou nada aqui para o meu filho”, disse Geysa Martins, cujo filho de quatro anos faz tratamento de câncer no Hospital Napoleão Laureano há um ano. Ela, que era moradora da cidade de Piancó, no Sertão paraibano, contou que procurou o hospital e se mudou para João Pessoa assim que ficou sabendo da doença da criança. Ela disse que o menino passou vários meses internado, mas atualmente vai ao hospital apenas uma vez por semana.

A luta dessa mãe é compartilhada por muitas outras cujos filhos são pacientes da instituição, que hoje lembram o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer que, na Paraíba, tem no Hospital Napoleão Laureano um símbolo dessa luta, referência no tratamento da doença e o mais procurado em todo o Estado.

“Sempre temos apoio graças à credibilidade do nosso trabalho”, disse o presidente da Fundação Hospital Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud.

Apesar das dificuldades financeiras para a manutenção dos serviços, o hospital só cresce e em breve irá duplicar a capacidade de atendimento para quimioterapia. Antônio garantiu que não pensa em reduzir os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele se orgulha de ter um atendimento de excelência com equipamentos e recursos que nem mesmo hospitais privados do Estado possuem. “Em breve teremos um equipamento de PET Scan, que custa R$ 5,5 milhões, e faz a tomografia de corpo inteiro. Também compramos um microscópio Zeiss que, da Bahia para cima, só existem dois dele”, contou o presidente da Fundação.

Histórico

O Hospital Napoleão Laureano foi idealizado pelo médico e vereador paraibano Napoleão Rodrigues Laureano, que faleceu com Câncer, na cidade do Rio de Janeiro no dia  31 de maio de 1951, antes de ver seu projeto se tornar realidade.

 

56 anos é o tempo de existência do Hospital

 

João Pessoa

15.711 m2 de área

140 Leitos

Mais de 100 Médicos

 

100 Voluntários

 

770 Funcionários

 

10% Planos de saúde e particular

90% SUS

 

 

 

Compartilhe:

Comentários