ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao médico Carneiro Arnaud

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao médico Carneiro Arnaud

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, sessão solene, na tarde desta quarta-feira (25), para entregar a medalha Epitácio Pessoa, maior comenda da Casa Epitácio Pessoa, ao médico Antônio Carneiro Arnaud, pelos relevantes serviços prestados ao estado e ao povo paraibano na direção do hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer na Paraíba. A homenagem foi proposta pelo deputado Cabo Gilberto Silva,

Ao justificar a homenagem, Cabo Gilberto lembrou que tem experiência da importância do hospital na sua própria família, tendo em vista que sua mãe foi “muito bem tratada” durante a luta contra o câncer, por 10 anos. “É o mínimo que a Casa do Povo poderia fazer para os milhares de paraibanos homenageá-lo. Ele tem uma história belíssima a frente de um dos hospitais mais importantes do estado, que atende não só paraibanos, como pessoas de outros estados. Ele tem todo o meu respeito e se não fosse o hospital Napoleão Laureano, teríamos mais dificuldades. Ele merece toda as nossas homenagens e de todo o povo paraibano”, afirmou.
Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano, destacou a ajuda e o apoio financeiro da Assembleia Legislativa ao hospital, através dos parlamentares estaduais, diretores e servidores, através da doação, em seus contracheques. “É uma considerável ajuda financeira ao hospital. É importante registrar esse feito dessa Casa, onde nós nos sentimos realmente em casa, pela afinidade que todos vocês têm, com o nosso hospital e o nosso trabalho. Essa é uma linda, justa e merecida homenagem para uma pessoa que por 60 anos esteve à frente do Hospital Napoleão Laureano e, mesmo com essa idade, ainda continua nos passando toda experiência possível, toda ajuda necessária nessa incansável batalha contra essa doença devastadora”, declarou.
WhatsApp Image 2022-05-25 at 19.41.46Ao agradecer a homenagem, Carneiro Arnaud lembrou que o Hospital Napoleão Laureano tem três pilares de sustentação: as autoridades, o povo e a imprensa. Visivelmente emocionado, o médico agradeceu pelo reconhecimento daqueles que fazem o Poder legislativo, os representantes do povo. “São eles quem reconheceram em mim, o nosso trabalho e de todos que estão comigo no Laureano, fazendo uma luta incessante contra o câncer, principalmente ajudando às pessoas pobres, aos humildes. Atendemos aos 223 municípios. Recebo essa homenagem com muita satisfação e alegria, pois serve para nos estimular a continuar essa luta nesse hospital, que já tem 60 anos de funcionamento”, declarou.
Vários parlamentares participaram da homenagem e fizeram questão de dar o seu testemunho sobre o médico Carneiro Arnaud. O deputado Trócolli Júnior disse que a homenagem “é uma das mais justas já concedida pela Assembleia Legislativa, a um homem cuja dedicação ao povo da Paraíba, como gestor público e como um dos braços fortes do hospital que atende, principalmente, aqueles que não podem pagar tratamento oncológico em instituições particulares”.
O deputado Jeová Campos deu um testemunho pessoal de quem recebeu assistência e tratamento no hospital Napoleão Laureano. “Lá eu fui muito bem tratado e tenho orgulho de dizer que todos os que fazem aquela unidade de saúde têm reconhecimento por ser a casa mais importante da Medicina da Paraíba”. O deputado Bosco Carneiro, que também teve uma experiência familiar com o hospital, agradeceu pelo tratamento que foi dispensado à sua esposa, dona Raquel, que morreu no ano passado, depois de muitos anos de luta contra a doença. “Quero, em nome da minha família, em nome dela, agradecer pelo tratamento humano e de excelência que foi prestado com tanto amor, profissionalismo e dedicação”, pontuou.

APOIO DA CLASSE POLÍTICA

 

O deputado Janduhy Carneiro lembrou que o hospital completou, no ano passado, 60 anos de serviços prestados ao povo paraibano e destacou o apoio e a sensibilidade da classe política com as necessidades de manutenção do hospital. “Nós nunca deixamos de cumprir as nossas obrigações e responsabilidades com o Hospital Napoleão Laureano, porque todos compreendem o dever e a responsabilidade de direcionar recursos, através das emendas parlamentares em prol do hospital, porque lá existe seriedade e decência. Podem ficar certos de que cada centavo é aplicado para amenizar as dores e os sofrimentos dos nossos paraibanos”.
O deputado Branco Mendes foi enfático na sua saudação do médico Carneiro Arnaud: “Nós devemos muito a esse homem. Esse homem que fez e que faz história através do Hospital Napoleão Laureano, que é uma referência no Nordeste e só temos que lhe parabenizar. Você é merecedor de todas as honras dessa Casa e do Povo da Paraíba”. “Todos nós nesta Casa somos muito gratos por tudo que o hospital faz pelo nosso Estado e pelos nossos conterrâneos paraibanos”, completou o deputado Junior Araújo.
Também participaram da homenagem o deputado Joao Gonçalves; os médicos Thiago Lins Almeida, Diretor-Geral do Hospital Napoleão Laureano, e Fernando Lianza Dias, entre outros diretores das instituição; o presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia, além de diversas outras autoridades civis, militares e parentes do homenageado.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Antônio Carneiro Arnaud nasceu em Pombal (PB) no dia 7 de dezembro de 1933, filho de Chateaubriand de Sousa Arnaud e de Dalva Carneiro Arnaud. É médico oncologista, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1958, e bacharel em Administração de Empresas, pela Faculdade de Administração dos Institutos Paraibanos de Educação (atual Unipê), em 1975.

 

Em 1960, assumiu a diretoria do Hospital do Câncer Napoleão Laureano em João Pessoa, tendo exercido paralelamente uma série de atividades ligadas ao setor hospitalar: professor das escolas de enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba (Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat), em 1961, e da Faculdade de Medicina da UFPB, em 1962. Em 1968, fundou a Associação Paraibana de Hospitais, tornando-se seu presidente; e em 1970 a Clínica São Camilo, da qual também assumiu a presidência.

Membro de uma família de políticos, Carneiro Arnaud já ocupou cargos eletivos e públicos como deputado federal por duas legislaturas (1979-1983 e 1983-1987) e a Prefeitura de João Pessoa, no período de 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1989. É sobrinho de Rui Carneiro, deputado federal de 1935 a 1937, interventor na Paraíba de 1940 a 1945 e senador de 1951 a 1977; de José Janduí Carneiro, constituinte em 1946 e deputado federal, de 1946 a 1975; e de Alcides Vieira Carneiro, deputado federal, de 1951 a 1955, e ministro do Superior Tribunal Militar (STM), de 1966 a 1976. Seu tio-avô, Daniel Vieira Carneiro, foi deputado federal pelo Ceará de 1921 a 1923 e pela Paraíba de 1927 a 1929.

Compartilhe:

Comentários