Dois integrantes da bancada federal da Paraíba – os deputados Ruy Carneiro (PSDB) e Efraim Filho (DEM) – revelaram hoje que vão acionar a bancada paraibana em Brasília para conseguir junto ao Ministério da Saúde inserir o Hospital Napoleão Laureano no Plano de Expansão da Radioteria do Sistema Único de Saúde (SUS).
O anúncio foi feito hoje, durante visita dos dois parlamentares com o diretor presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antonio Carneiro Arnaud, que enviou ofício ao ministro Luiz Henrique Mandetta, solicitando a inserção.
A inclusão viabilizará o envio de acelerador Linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia. O Napoleão Laureano dispõe de três máquinas – duas delas com mais de onze anos de uso, demandando serviços de manutenção.
“Vamos buscar trazer mais máquinas para continuar o volume de atendimento aos pacientes que precisam de radioterapia”, antecipou o deputado Ruy Carneiro.
“Vamos unir esforços com todos da bancada para seguir ajudando o Hospital Napoleão Laureano na luta contra o câncer”, garantiu o deputado Efraim Filho.
Carneiro Arnaud informou que o programa do Ministério da Saúde prevê o envio de acelerador para instituições que disponibilizam tratamento em radioterapia, que é o caso do Napoleão Laureano.
“Estamos dentro do perfil de atendimento e ficamos muito gratos com o compromisso de nossa bancada federal para que haja uma atualização dos aceleradores lineares”, resumiu Carneiro Arnaud.
Acrescentou Dr Saulo Ataíde médico chefe da radioterapia que a partir de 2022 os atuais aceleradores lineares do Laureano estarão obsoletos, fora do prazo de assistência técnica nem peças para eventuais reparos.
Assista o Vídeo Abaixo:
Fonte: Assessoria