Bancada da PB aciona Ministro da Saúde para inserir Hospital Laureano em plano da radioterapia do SUS.

Bancada da PB aciona Ministro da Saúde para inserir Hospital Laureano em plano da radioterapia do SUS.

Dois integrantes da bancada federal da Paraíba – os deputados Ruy Carneiro (PSDB) e Efraim Filho (DEM) – revelaram hoje que vão acionar a bancada paraibana em Brasília para conseguir junto ao  Ministério da Saúde  inserir o Hospital Napoleão Laureano no Plano de Expansão da Radioteria do Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio foi feito hoje, durante visita dos dois parlamentares com o diretor presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antonio Carneiro Arnaud, que enviou ofício ao ministro Luiz Henrique Mandetta, solicitando a inserção.

A inclusão viabilizará o envio de acelerador  Linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia. O Napoleão Laureano dispõe de três máquinas – duas delas com mais de onze anos de uso, demandando serviços de manutenção.

“Vamos buscar trazer mais máquinas para continuar o volume de atendimento aos pacientes que precisam de radioterapia”, antecipou o deputado Ruy Carneiro.

“Vamos unir esforços com todos da bancada para seguir ajudando o Hospital Napoleão Laureano na luta contra o câncer”, garantiu o deputado Efraim Filho.

Carneiro Arnaud informou que o programa do Ministério da Saúde prevê o envio de acelerador para instituições que disponibilizam tratamento em radioterapia, que é o caso do Napoleão Laureano.

“Estamos dentro do perfil de atendimento e ficamos muito gratos com o compromisso de nossa bancada federal para que haja uma atualização dos  aceleradores lineares”, resumiu Carneiro Arnaud.

Acrescentou Dr Saulo Ataíde médico chefe da radioterapia que a partir de 2022 os atuais aceleradores  lineares do Laureano estarão obsoletos, fora do prazo de assistência técnica nem peças para eventuais reparos.

Assista o Vídeo Abaixo:

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

Comentários