Carneiro Arnaud é homenageado com medalha “Esplendor dos Heróis da Paz” do Batalhão de Suez

Carneiro Arnaud é homenageado com medalha “Esplendor dos Heróis da Paz” do Batalhão de Suez

Integrantes do Batalhão de Suez, representados por José de Arimateia Pereira de Albuquerque, revelaram nesta segunda-feira (21), que o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud, será homenageado com a medalha “Esplendor dos Heróis da Paz”.

Homenagem concedida a poucas pessoas, a medalha “Esplendor dos Heróis da Paz” é entregue para pessoas que possuem relevantes serviços prestados pela paz e, segundo José de Arimateia, este é o caso de Carneiro Arnaud. “Este hospital (Napoleão Laureano) é um exemplo de paz. Aqui as pessoas chegam infelizes, porque estão doentes, acometidas de um câncer, que na hora parece um bicho de sete cabeças, mas ao chegar aqui se descobre que câncer tem cura se for tratado a tempo”.

O próprio representante do Batalhão de Suez fez questão de lembrar que venceu o câncer, graças ao atendimento oferecido pelo HNL. “Um exemplo disso (cura do câncer) é a minha própria pessoa. Eu cheguei aqui, tomei 38 radioterapias anonimamente e vi o serviço que é prestado de maneira igualitária. Não tem diferença de poder econômico e nem posição social! Todos são tratados da mesma forma”.

A cerimônia de outorga da medalha será no dia 8 de novembro, às 08h30 no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado de João Pessoa.

Batalhão Suez

Batalhão Suez foram 20 contingentes do Exército Brasileiro enviado ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU no conflito existente entre o Estado de Israel, o Egito, e seus vizinhos árabes a partir de 1956. Criado por decreto do Congresso Nacional do Brasil em 22 de novembro de 1956, foi parte da Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I), em operação no Egito, ao longo do Canal de Suez, durante aquele conflito e nos anos posteriores.

A Força de Paz foi criada após a nacionalização do canal pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser em 26 de julho de 1956, o que levou à reação de França e Reino Unido, administradores da região do canal, que armaram Israel para invadir a Península do Sinai, levando ao conflito denominado Guerra de Suez.

A Força de Emergência começou suas atividades na região visando ao cessar-fogo entre as partes em conflito, sendo integrada por forças do Canadá, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, Índia, Indonésia, Iugoslávia, Noruega e Suécia.

Compartilhe:

Comentários