Na tarde do dia 09 deste mês recebemos em nosso hospital a visita do deputado Taciano Diniz, na condição de presidente da Comissão de Saúde da Casa de Epitácio Pessoa; e a deputada Pollyana Dutra para uma reunião com o diretor geral do Hospital Napoleão Laureano, Thiago Lins; do diretor-presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena; do diretor financeiro da Fundação, Carneiro Arnaud; e do vice-diretor geral do Hospital, Marcílio Cartaxo.
Na ocasião, foi apresentado um panorama das dificuldades ainda enfrentadas pelo hospital e conversado formas de apoio e ações para manutenção do HNL, que carece de uma atenção direcionada também por parte do Poder Legislativo. “A grande problemática do câncer tem acontecido na Paraíba e no mundo. O Hospital Laureano tem tido muita dificuldade no tratamento por causa do alto custo. A reunião foi para aproximar a ALPB em um amplo debate com a instituição para podermos oferecer o suporte necessário e melhorar a estrutura financeira e o tratamento para a população paraibana”, disse o presidente da Comissão de Saúde da ALPB, o deputado Taciano Diniz.
A deputada Pollyana Dutra ressaltou também a importância da instituição e dos nossos serviços, que atende todos os 223 municípios paraibanos, tratando mais de 70% dos casos de câncer do estado da Paraíba. “Nós viemos com a Comissão de Saúde para discutir a problemática do câncer, que na pandemia foi uma doença negligenciada, pois os hospitais tiveram que dar prioridade aos pacientes da covid-19, e a linha de cuidado com o câncer foi interrompido. Percebemos que muitos pacientes que deixaram o tratamento terminaram ficando em estados mais graves, com tumores maiores, entre outras coisas”, observou.
Thiago Lins, diretor geral do HNL, destacou que cada vez mais a sociedade tem conhecimento da realidade que a instituição enfrenta e agradeceu a presença dos deputados membros da Comissão de Saúde da Casa pela disponibilidade em ampliar o debate sobre o financiamento do hospital e que traga frutos e benefícios para a população paraibana.