Laureano recebe secretário estadual de Saúde para ampliar serviços de oncologia no hospital

Laureano recebe secretário estadual de Saúde para ampliar serviços de oncologia no hospital

A oncologia da Paraíba está prestes a viver um novo momento! Nesta quarta-feira (17), o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, esteve no Hospital Napoleão Laureano (HNL) para dar início as tratativas de ampliação dos serviços ofertados pelo HNL. O representante estadual esteve reunido com o presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena Filho, e diretoria do hospital, a fim contar com a expertise do HNL no Programa Paraíba Contra o Câncer.

“Nosso objetivo aqui é fazer uma discussão do que a gente pretende construir dentro desse novo programa do governo João Azevêdo. Nossa gestão elegeu a oncologia como prioridade absoluta da nossa secretaria de Saúde e o governador abraçou nossa ideia. Precisamos somar forças para que possamos ampliar o acesso à oncologia dos usuários SUS na Paraíba”, explica Jhony Bezerra.

O presidente da FNL fez questão reafirmar o comprometimento do Laureano em combater o câncer na Paraíba, como já vem fazendo há quase 62 anos. “A vinda do secretário de Saúde ao nosso hospital só demonstra o papel que esse hospital tem para todos os paraibanos, sobretudo por sermos o único CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) do estado. Os pacientes merecem todo esse apoio. Inclusive, na parte da radioterapia contem com o Laureano para a implantação da radioterapia no Sertão. O Laureano sempre será parceiro e apoiador de qualquer programa de combate ao câncer”, garante Marcelo Lucena.

Jhony também dialogou com os médicos das áreas de radioterapia, hematologia, urologia, neurologia,
ginecologia e cirurgias oncológicas do Laureano. “Vocês precisam nos ajudar nesse momento e na construção desse projeto. Por isso vim dialogar para saber o que a gente consegue produzir aqui no Napoleão Laureano, além do que já se realiza atualmente, para que possamos ampliar a capacidade de diagnóstico, de cirurgias, de tratamentos, de leitos, da oncohematologia priorizando a oncologia na Paraíba”, ressalta o secretário estadual de Saúde.

Segundo o gestor estadual, os principais pontos do programa Paraíba Contra o Câncer é fortalecer as unidades já existentes no estado (a exemplo do HNL) para levar o atendimento oncológico ao interior do Paraíba. Em que o hospital Laureano será primordial para regionalizar os tratamentos, o acesso ao diagnóstico e biópsia, com a realização de exames avançados que proporcionará o estadiamento da oncologia.

“Esses serviços contratualizados pelo governo do estado serão regulados pela Secretaria Estadual de Saúde e isso com certeza vai expandir os atendimentos, garantindo que os usuários dos 223 municípios tenham acesso aos serviços oncologia. Tenho certeza absoluta que vamos conseguir avançar muito, porque sei da capacidade que o Laureano tem e nosso objetivo e dar acesso integral ao doente, com todo o corpo oncológico existente aqui e nos demais hospitais UNACON (Unidades de Alta Complexidade em Oncologia) da Paraíba”, acrescenta Jhony Bezerra.

Compartilhe:

Comentários