Doação de laringes eletronicas Pronon + Rede Voz

Doação de laringes eletronicas Pronon + Rede Voz

O Hospital Napoleão Laureano, referência em Oncologia no Estado da Paraíba, recebeu no dia 24 de janeiro de 2019, a doação de 16 laringes eletrônicas. A laringe eletrônica é um aparelho que permite a comunicação de pessoas acometidas por câncer de laringe, que tiveram o órgão retirado por completo e consequentemente perda da voz laríngea.

A doação foi possível através do projeto “Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível”, desenvolvido pela AMUCC – Associação Brasileira de Portadores de Câncer, em parceria com ACBG (Associação de Câncer de Boca e Garganta). O projeto foi submetido ao PRONON (Programa Nacional de Apoio e à Atenção Oncológica), sua submissão ocorreu em dezembro de 2016 e a aprovação veio no dia 09 de novembro de 2017.

As distribuições das Laringes Eletrônicas ocorreram por meio dos principais centros de referência no Brasil, que fazem parte da Rede + Voz. A Rede + Voz é um projeto da ACGB que visa conectar os profissionais e pacientes acometidos do câncer de cabeça e pescoço atendidos nos CACONS e UNACONS do Brasil. O Hospital Napoleão Laureano é o único Hospital CACON do Estado da Paraíba, possuindo condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de Alta Complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento de todos os tipos de Câncer. O referido Hospital faz parte da Rede + Voz, beneficiando os pacientes Laringectomizados com a doação das Laringes Eletrônicas.

Todas as doações serão registradas por meios de documentos específicos, tanto para o paciente como para o profissional de Saúde que fará a doação.

O Setor de Fonoaudiologia coordenado pela Fonoaudióloga Vívian Lisboa realiza todas as sextas feiras o grupo de Laringectomizados (pacientes que retiraram a laringe por completo). O grupo  conta com a participação de 16 pacientes ativos e 22 pacientes cadastrados no grupo. O referido Setor foi responsável pelas triagens dos pacientes e envio dos documentos dos beneficiados com a Laringe Eletrônica.

No dia 15 de fevereiro as 08:00 horas foi realizado no Centro de Estudos Mario Kroef do Hospital Napoleão Laureano a comemoração e entregas das Laringes Eletrônicas, equipamento estes, de grande importância para a qualidade de vida e comunicação dos nossos pacientes.

Assista o Vídeo: 

 

Compartilhe:

Comentários